terça-feira, 26 de abril de 2011

O fantástico mundo dos curtas

De 26 a 29 de abril, o auditório Carlos Jardim, na Fundação Cultural de Blumenau, abre as portas à fantasia do circuito alternativo de cinema. Sessões têm entrada gratuita e júri popular premiará o melhor curta-metragem

Um mundo de cores, sensações e mais um montão de histórias incríveis e universais. Impossível resumir numa frase o que o público de todas as idades assistirá na 1ª Mostra de Cinema Infantojuvenil de Blumenau. Mistérios, lendas, aventuras, musicais, documentários. Vários gêneros formam a mistura afortunada da programação. São 39 curtas, representando 10 estados brasileiros e um estrangeiro, da África do Sul.

O evento é um interessante reforço no calendário cultural de Blumenau e região. Vai oportunizar a exibição de produções que não têm tanto apelo comercial. Entre os selecionados existem curtas feitos por crianças, professores, amadores, profissionais e coletivos de amigos apaixonados por artes.

Os filmes serão exibidos no auditório Carlos Jardim, divididos em sessões para o público infantil, infantojuvenil e juvenil, sempre às 10h e 15h de cada dia. A mostra não é competitiva, mas os espectadores poderão votar e escolher o ganhador do Prêmio Cia. Hering de Melhor Curta-Metragem, que receberá a gratificação de R$ 1.000,00. O resultado será publicado no site da mostra no dia 2 de maio.

Filme por filme

Um diálogo entre avô e neto no curta-metragem selecionado A Língua das Coisas (Rio de Janeiro), traduz a temática da mostra. “Você sabia que as histórias não vêm inteiras?! Vem tudo picado, palavra por palavra”, ensina o avô do menino Lucas. A história da 1ª Mostra de Cinema Infantojuvenil de Blumenau revela-se assim, filme por filme.

A força criativa dos curtas-metragens participantes fará a plateia viajar por um mundo de tamanduás apaixonados, um menino que quer ser monstro, uma sombra desobediente, anão que vira gigante, garoto barbudo, bolinhas de malabares fugitivas, pela luta por sobrevivência de uma ararinha-azul e pássaros-piranha e uma menina única com os cabelos de Brasil. Tem ainda espaço para reis, lordes, capitães, um camponês que enfrenta ratos corruptos, repolho herói que salva o dia e muitos outros (confira a programação no site). Até a brincadeira do chá da tarde nunca mais será a mesma.

Chico Nascimento participou de vários festivais e mostras de cinema e conhece o valor desse circuito não-comercial. “As mostras e festivais de cinema alternativo voltados a esse público têm uma preocupação real em selecionar filmes que fascinem e provoquem reflexão ao mesmo tempo. Algo que nem sempre acontece com os desenhos e filmes infantis do circuito comercial, que muitas vezes subestimam a inteligência da criança. É uma recompensa para o realizador que, frequentemente com baixíssimo orçamento, consegue cativar o público de diversos locais, mesmo sem a força de uma grande distribuidora”, comenta.

Apesar de interagir com um público específico, a 1ª Mostra de Cinema Infantojuvenil de Blumenau pode ser apreciada por pessoas de todas as faixas etárias. Os pais tiram uma folga no trabalho, o tio leva o sobrinho e os adultos interessados podem entrar em contato com a criança que carregam dentro de si e prestigiar uma seleção de curtas surpreendentes. “Todo adulto tem um filme inesquecível que traz da sua infância ou adolescência. A aparente simplicidade do filme infantil muitas vezes sensibiliza mais que um roteiro pretensioso”, destaca Nascimento.

Segundo Clara Mendes, acompanhar uma criança para assistir a um filme infantojuvenil é uma experiência que se assemelha a ler uma história como Alice nos País das Maravilhas ou O Pequeno Príncipe (citando somente os clássicos). “As crianças e os adultos percebem significados e sutilezas diferentes, têm pontos de vista que se complementam e que são surpreendentes para o olhar do outro”, revela Clara.

As escolas e turmas interessadas podem fazer agendamento pelo www.cinecrianca.blogspot.com. A entrada é gratuita. Ao público adulto será cobrado 1kg de alimento não-perecível, que será doado à ABAM - Associação Blumenauense de Amparo aos Menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário