quinta-feira, 28 de abril de 2011

Músicas, risadas e aplausos

“Parece eu.” Comentou um menino no escurinho do auditório, afirmando à identificação com o personagem que acabou de conhecer. Além do comportamento e falas dos personagens, a fotografia, sons e músicas são outros responsáveis pela ligação que a gente cria com as histórias.

As crianças não precisam analisar e descrever todos os aspectos técnicos de uma produção. Elas sentem e entendem a mensagem. A educadora Bernadete de Souza, do Colégio Menino Jesus, definiu exatamente essa oportunidade de aprendizado. “Vimos conhecimentos que são ensinados em sala de aula numa outra linguagem”, percebeu.

É na palma da mão

A qualidade das trilhas sonoras dos curtas-metragens selecionados é um aspecto unânime. Uma festa para nossos ouvidos. A viagem musical passeia pelo clássico, samba, rock, funk, psicodélico e por aí vai. Quanto mais livre e misturado, melhor. Dependendo da turminha, rola até um acompanhamento nas palmas das mãos.

Falando nisso, eis uma peculiaridade que encontramos mais facilmente em mostras e festivais de cinema:
as pessoas aplaudem o filme quando ele termina. E isso vem acontecendo desde o primeiro dia. Muito bacana! Somando as trilhas dos curtas com toda a sorte de ruídos e expressões verbais ou não-verbais da plateia, comprovamos que também estamos numa mostra sonora. São deliciosas todas as músicas, risadas e aplausos. Queremos compartilhar essa recompensa com cada realizador que está participando. Essa aclamação é para vocês.

2 comentários:

  1. Impossível não se ver no menino de massinha, ou no tamanduá perdido, ou até na caixinha de música. Por mais simples ou elaborado que seja o curta, sempre tem um momento de ir junto. É mágica! =)

    ResponderExcluir
  2. Olá. Gostaria de Parabenizar todo o grupo pela exelente apresentaçao.
    Foi simplemente MARAVILHOSO !
    Gostaria de saber se vocês vão estar postando as fotos que foi batida?
    Obrigado Monica Hermes
    E.E.B. 'Frederico Hardt'

    ResponderExcluir